Compartilhe com os amigos!

Equilibrio é mais que perfeição!!

BY Nachara Zen Costa IN , , , , , , , ,




  Você sabe que existem centenas de estudos indicando que a felicidade está baseada na qualidade de vida emocional dos seres humanos e em uma forma de vida onde o individuo se olhe por inteiro?


     Acho interessante frisar algo que todo psicólogo (ou quase todo) já sabe, mas que se você nunca esteve “frente a frente” com um terapeuta, pode desconhecer. Quando alguém recorre a um tratamento psicoterápico provavelmente alguma esfera de sua vida não anda muito bem, porém, mesmo que essa pessoa consiga identificar onde está tendo dificuldades, para que um tratamento psicoterápico obtenha os resultados esperados é necessário que o cliente seja visto e compreendido em todas as esferas de sua vida: mental, emocional, social, familiar, profissional, afetivo, financeiro e espiritual com a busca de um equilíbrio/harmonia entre todas essas dimensões.

     Antes de qualquer coisa, pense que esse equilíbrio seja algo dinâmico, uma vez que nossa vida está em constante mutação, nada para nós é estático, provavelmente você já acreditou que algo  seria “para sempre” e não foi. Se existe algo estável para os seres humanos é a mudança. Por falar nisso, essa mudança constante também nos indica mais uma etapa a ser alcançada na busca de nossa satisfação pessoal: a auto-aceitação em conjunto com uma postura mais livre e menos rigorosa conosco mesmos afinal, o equilíbrio entre as esferas citadas acima é o melhor que podemos fazer por nós mesmos e já não é uma tarefa fácil de ser feita (nem impossível).

     Um bom começo é pensar que a vida perfeita sempre estará longe de ser encontrada, porque a perfeição caracteriza um ser IDEAL que reúne TODAS as qualidades e não tem NENHUM defeito, é algo que não pode ser melhorado. Pense em quanto é impossível isso para um ser humano! Nós humanos não somos seres perfeitos, aliás, poucas coisas são tão imperfeitas como nós, já que a construção de nós mesmo é feita e refeita diariamente. O nosso “resultado final” nunca poderá ser previsto, pois ele está mudando a cada segundo. Quando se trata da nossa felicidade, equilíbrio significa mais que perfeição! altos e baixos, perdas e ganhos, escolhas difíceis estarão sempre presentes. Admitir e aceitar nossas limitações é um passo importante para sabermos onde podemos mudar e quando podemos agir.


     Por fim, deixo aqui uma frase para refletir...


              
                "Não tenha medo da perfeição. Você nunca vai atingi-la."


                                                                                   Salvador Dali