Compartilhe com os amigos!

Psicoterapia, o que é?

BY Nachara Zen Costa IN , , ,

     
   Antes de tudo, a psicoterapia é um processo de autoconhecimento e busca ajudar no desenvolvimento da percepção que o individuo tem de si, de seus comportamentos, sentimentos e pensamentos, pois, a auto-observação não é uma tarefa fácil de ser feita e gera, em grande parte das vezes, sofrimento por parte da pessoa que desconhece as suas razões de agir, pensar e sentir. Esse não saber pode ser seguido de sensação de vazio, raiva ou frustração.


     Desta forma, a psicoterapia é um espaço que favorece o crescimento pessoal, a compreensão e, se necessária, a mudança dos padrões de vinculo e das relações interpessoais que todos estamos sujeitos e que são fontes inesgotáveis de conflitos, sofrimentos e doenças.

     A psicoterapia é um recurso que todos podem lançar mão na árdua tarefa de lidar com as dificuldades pelas quais passamos durante a vida. Ela é indicada para ajudar em todas as formas que o sofrimento humano possa assumir, desde crises pessoais a conflitos que envolvem laços afetivos. Também é extremamente benéfica junto aos transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos (quando um distúrbio físico é causado por fatores psicológico), problemas nos períodos de transição (entrada na adolescência ou fase adulta, mudanças etc.) e nas situações de luto.

     Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, a psicoterapia não se resume ao tratamento de sintomas. Na verdade ela também busca fornecer subsídios para que a pessoa, entendendo melhor suas características individuais, potencialidades e limites, possa prevenir e cuidar de problemas de ordem psicológica com mais desenvoltura e menos danos.

     Outro fator relevante é que não existe um momento certo para iniciar um tratamento, uma vez que pode-se recorrer à psicoterapia em qualquer momento da vida. O mais importante para quem está pensando em procurar ajuda é saber que o psicólogo não é alguém que “cuida de loucos”, afinal, quem é que não passa pelos problemas citados acima? É perfeitamente normal buscar ajuda com um profissional e quanto mais cedo essa ajuda vier, menos danos serão gerados. Ficar refém do pensamento de que “precisamos aprender a resolver sozinhos nossos problemas” vai apenas trazer mais dor!

     Nós somos responsáveis sim pela nossa felicidade, inclusive na hora de buscar ajuda!